|
|

Geógrafo
Local de trabalho
• Organizações ligadas a Planeamento e Gestão do território, Sistemas de Informação Geográfica, estudos de natureza geográfica e áreas de impacto ambiental
• Empresas Mineiras
• Câmaras Municipais
• Observatórios Astronómicos e Geológicos
• Instituto Português de Cartografia e Cadastro
• Instituto Geográfico do Exército
• Gabinetes de Apoio Técnico, nas áreas de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica
• Empresas cujas actividades requerem serviços de Cartografia (como empresas de telecomunicações, empresas do grupo EDP, etc.);
• Empresas de construção civil
• Instituições de ensino e investigação
Principais competências
• Estudar fenómenos fÃsicos e humanos à s escalas local, regional, nacional ou mundial.
• Estudar a evolução das formas de relevo (montanhas, vales, planaltos) e individualizam unidades geomorfológicas no território.
• Realizar estudos hidrológicos, especialmente sobre o funcionamento dos hidrossistemas (bacias hidrográficas e aquÃferos).
• Estudo e classificação das associações vegetais caracterÃsticas de uma região.
• Analisar condições climáticas.
• Estudar o clima urbano e a avaliação do conforto/desconforto humano e da qualidade de vida nas cidades.
• Estudar as dinâmicas natural e migratória da população.
• Analisar as actividades económicas desenvolvidas pela população.
• Elaborar estudos integrados, relatórios e mapas que caracterizam o espaço e os diferentes fenómenos fÃsicos e humanos, emitindo pareceres e recomendações para apoio à s decisões polÃticas em variados sectores da sociedade e contribuindo para o ordenamento do território e para o desenvolvimento territorial equilibrado.
. Recorre, com frequência, a tecnologias informáticas, como no caso dos sistemas de informação geográfica que permitem obter, armazenar, manipular e analisar informação especialmente referenciada, produzindo diversos tipos de documentos geográficos de relacionamento dos fenómenos.